Alopecias: Os tipos de Queda de Cabelo
Alopecia, uma palavra que ecoa com uma complexidade de experiências capilares. É como um enigma que se desenrola em diferentes formas, afetando não apenas os fios, mas também a confiança e a autoestima de quem os perde. Vamos mergulhar nas várias facetas da alopecia, explorando suas nuances, causas e descobrindo caminhos de esperança e tratamento.
1. Os Tipos de Alopecia:
a) Alopecia Androgenética (Calvície Masculina e Feminina):
Esses casos possuem uma causa genética que atinge mais os homens criando entradas, mas também pode atingir as mulheres causando o afinamento capilar e falhas por todo o couro cabeludo, agindo sob comando dos genes e hormônios.
b) Alopecia Areata:
O nome pode ser estranho para você mas com certeza voce conhece alguém que possui alopecia areata como o Lucas Penteado, a Jada Smith, Ricki lake, Maraisa, Deborah Secco, Ariana Grande, Viviane Araujo, Gretchen, Juliette, Eslovênia Marques e Naomi Campbell.
Como vimos esse tipo de alopecia atinge tanto os homens quanto as mulheres, causada de forma autoimune, onde o sistema imunológico às vezes perde o compasso, resultando em manchas de calvície que parecem de formas aleatórias no couro cabeludo, de forma improvisada.
d) Alopecia Cicatricial:
Como o nome mesmo diz, se trata de uma alopecia causada por algum trauma que criou uma cicatriz, criando danos permanentes aos folículos causando uma "falha" no cabelo, impedindo o crescimento capilar.
e) Alopecia Totalis:
Trata-se de uma queda de cabelo total, o couro cabeludo fica completamente vazio, enquanto outras partes do corpo continuam seu espetáculo capilar.
2. As Causas:
Nos bastidores da alopecia, as causas são tão diversas quanto os tipos de alopecias. Fatores genéticos, hormonais, autoimunes, estresse, nutrição inadequada e outras condições médicas criam uma sinfonia complexa.
3. Sintomas:
Os sintomas também variam, desde uma queda gradual até o surgimento de coceiras, inflamações e mudanças na textura e afinamento dos fios
4. Tratamentos em Cena:
Como há vários tipos de alopecias e graus diferentes, também existem várias formas de reverter esses casos, como os tratamentos tópicos, sistêmicos, invasivos, além de tratamentos holísticos.
Alopecia é uma narrativa capilar que se desenrola de maneira única em cada indivíduo. Consultar um especialista em dermatologia ou tricologia é como escolher o diretor certo para essa jornada capilar. A aceitação, o apoio emocional e a busca por soluções adequadas são os coadjuvantes essenciais nesse espetáculo chamado Alopecia.
Por isso é muito importante antes de começar um tratamento passar por uma consulta com um profissional adequado então, marque sua consulta aqui!
Comentários
Postar um comentário